23 Out. 2023

Conselhos de Colheita de Cogumelos Silvestres

Reunidas as condições para a frutificação dos fungos, vem o Gabinete de Micologia deixar alguns conselhos para a colheita de cogumelos silvestres:

1. A colheita deve ser feita sem prejudicar os locais onde aparecem os cogumelos.
  2. Deve conhecer muito bem os cogumelos comestíveis e as espécies tóxicas semelhantes. Em caso de dúvida não colha!
  3. Não misture cogumelos comestíveis com outros que não conheça na mesma cesta.
  4. Não use sachos, enxadas, ancinhos ou outros utensílios que arrastem a caruma ou a folhada para encontrar os cogumelos. Use em alternativa um pau, uma navalha ou outro utensilio que não remova a camada superficial do solo.
  5. Quando arrancar o cogumelo tape imediatamente o local. O terreno deve ficar igual ao que encontrou.
  6. Não colha os cogumelos com o chapéu fechado para que liberte alguns esporos. Nesta fase a possibilidade de confusão também é maior
  7. Nunca use sacos de plástico, baldes, caldeiros ou outros recipientes idênticos. Deve usar cestas ou outros recipientes arejados que tenham aberturas laterais e por baixo.
  8. Os cogumelos comestíveis que têm inicialmente forma de ovo, como a Amanita caesarea, só devem ser colhidos quando o chapéu estiver aberto, nunca em fase de ovo.
  9. Não colha os cogumelos demasiado maduros, pois estão contaminados com outros fungos e bactérias que podem ser tóxicos. Deve deixá-los no local.
  10. Não colha cogumelos em zonas contaminadas, bermas das estradas, terrenos onde foram aplicados pesticidas ou herbicidas, junto de lixeiras ou esgotos, etc.
  11. Não destrua os cogumelos que não conhece, mesmo os venenosos. Deixe-os no local pois são importantes no ambiente.
  12. Não coma o míscaro amarelo (Tricholoma equestre) em grandes quantidades e em dias seguidos.
  13. Consuma os cogumelos de preferência num espaço de 24h após a colheita.
  14. Deve devolver os desperdícios dos cogumelos a locais semelhantes onde foram encontrados ou limpá-los no momento da colheita.
  • Para qualquer esclarecimento adicional dirija-se ao Gabinete de Micologia da Câmara Municipal no das 9h às 12,30h e das 14h às 17,30h

EM CASO DE INTOXICAÇÃO
Aos primeiros sintomas de indisposição (vómitos, náuseas, diarreia, dor abdominal, tonturas) contacte:

800 250 250 -Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV)

Se não conseguir contactar o CIAV, ligue:

112 - Número Europeu de Emergência

Ou dirija-se ao hospital mais próximo e procure levar exemplares dos cogumelos suspeitos de terem provocado a intoxicação, para auxiliar no diagnóstico.

Pode ainda consultar:
Manual de Boas Práticas de Colheita e Consumo de Cogumelos Silvestres

Guia do coletor de cogumelos: