União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche

Aguiar da Beira é, hoje, localidade integrante da União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche, sendo constituída pelas anexas de Coja, Fontearcadinha, Quinta da Estrada, Quinta do Meio, Quinta de Açores e Fumadinha, representando uma área de 34,04 km2 e 1473 habitantes (censos 2011).

Localizada a Norte do concelho, Aguiar da Beira está limitada a Norte por Gradiz, a Leste por Sequeiros, a Sueste por Souto de Aguiar da Beira, a Sul por Valverde, a Sudoeste por Pinheiro e pelos Concelhos de Sernancelhe e  de Sátão a Noroeste.

As atividades económicas mais significativas são: agricultura, produção animal, silvicultura, construção civil, alojamento e restauração, indústria alimentar, indústria extrativa, indústria da madeira e do mobiliário, saúde e ação social, transportes e comunicações, reparação e venda de veículos automóveis, motociclos e bens de uso pessoal e doméstico, atividades financeiras, comércio, outras atividades e serviços.

Como património existente salientam-se o Pelourinho Manuelino rematado por esfera armilar (séc. XVI), a Torre do Relógio (séc. XV), a Fonte Ameada (estilo românico) com porta ogival (estes monumentos foram classificados como Monumentos Nacionais), a Igreja da Misericórdia (séc. XVIII),  a Igreja Matriz (séc. XVIII), a Capela da Nossa Senhora do Leite, as ruínas de um Castelo Roqueiro, as casas brasonadas,  as sepulturas escavadas na rocha e as  marcas cruciformes em ombreiras de porta.

CORUCHE

A localidade de Coruche, integrando a União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche, tem como anexa o lugar de Moinhos. Registando uma área de 7,6 km2 e 158 habitantes (2011),  é a 12ª localidade do concelho em área e em população.

Localizada no centro do concelho, a cerca de 3 km da sede concelhia, está limitada a Norte e a Noroeste por Aguiar da Beira, a Leste por Valverde, a Sul por Cortiçada e a Oeste por Pinheiro.

As atividades económicas que aqui predominam são: agricultura, produção animal, silvicultura, construção civil, ação social, comércio, outras atividades e serviços.

Como património de interesse turístico existem a Igreja Matriz, as capelas, com destaque para a Capela de Nossa Senhora de Fátima (a primeira a ser erguida em honra de Nossa Senhora de Fátima, a seguir à Capelinha das Aparições), a Ponte do Candal ou Ponte Portucalense sobre a ribeira de Coja,  as sepulturas antropomórficas, os cruzeiros e  o lagar escavado na rocha.

EXECUTIVO

Joaquim dos Santos Gonçalves