18 Jun. 2023

XXXVII Jogos Tradicionais do Concelho de Aguiar da Beira

Em Aguiar da Beira, a tradição ainda é o que era.

Anualmente, o Município de Aguiar da Beira organiza os jogos tradicionais, onde jovens e menos jovens jogam e vibram, competindo na malha, na raiola, na cantarinha, no salto a pés juntos, no porco ensebado, na corrida do saco, na luta de tração com corda, e em muitos outros jogos que passam de geração em geração.

Realizados, rotativamente, em cada uma das freguesias, sendo este ano realizados na Freguesia de Penaverde. Os Jogos Tradicionais expõem a destreza e a resistência física dos concorrentes nas provas individuais e a mobilização das freguesias nas participações coletivas, segundo regras previamente definidas e avaliadas em campo pelos “observadores” municipais destacados.

A tarde de convívio inicia às 14h00 com o desfile das freguesias, seguindo-se depois os jogos. No final do longo dia,  são premiados os melhores em cada categoria e reconhecidos todos os participantes, com "passagem do testemunho" à freguesia organizadora da edição seguinte.

Destinatários: Público em geral

Data: 18 de junho, a partir das 14h00