18 Out. 2022

Colheita de Cogumelos Silvestres

O Gabinete de Micologia deixa alguns conselhos para as boas práticas de colheita de cogumelos silvestres:

1-A colheita deve ser feita sem prejudicar os locais onde aparecem os cogumelos.

2-Deve conhecer muito bem os cogumelos comestíveis e as espécies tóxicas semelhantes. Em caso de dúvida não colha!

3-Não misture cogumelos comestíveis com outros que não conheça na mesma cesta.

4-Não use sachos, enxadas, ancinhos ou outros utensílios que arrastem a caruma ou a folhada para encontrar os cogumelos. Use em alternativa um pau, uma navalha ou outro utensilio que não remova a camada superficial do solo.

5-Quando arrancar o cogumelo tape imediatamente o local. O terreno deve ficar igual ao que encontrou.

6-Não colha os cogumelos com o chapéu fechado para que liberte alguns esporos. Nesta fase a possibilidade de confusão também é maior.

7- Nunca use sacos de plástico, baldes, caldeiros ou outros recipientes idênticos. Deve usar cestas ou outros recipientes arejados que tenham aberturas laterais e por baixo.

8-Os cogumelos comestíveis que têm inicialmente forma de ovo, como a Amanita caesarea, só devem ser colhidos quando o chapéu estiver aberto, nunca em fase de ovo.

9-Não colha os cogumelos demasiado maduros, pois podem estar contaminados com outros fungos e bactérias que podem ser tóxicos. Deve deixá-los no local.

10-Não colha cogumelos em zonas contaminadas, bermas das estradas, terrenos onde foram aplicados pesticidas ou herbicidas, junto de lixeiras ou esgotos, etc.

11-Não destrua os cogumelos que não conhece, mesmo os venenosos. Deixe-os no local pois são importantes no ambiente.

12-Não coma o míscaro amarelo (Tricholoma equestre) em grandes quantidades e em dias seguidos.

13-Consuma os cogumelos de preferência num espaço de 24h após a colheita.

14-Deve devolver os desperdícios dos cogumelos a locais semelhantes onde foram encontrados ou limpá-los no momento da colheita.

Para esclarecimentos adicionais, identificação de cogumelos silvestres, contacte o Gabinete de Micologia da Câmara Municipal no das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h de segunda a sexta-feira.

EM CASO DE INTOXICAÇÃO
Aos primeiros sintomas de indisposição (vómitos, náuseas, diarreia, dor abdominal, tonturas) contacte:

800 250 250 -Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV)

Se não conseguir contactar o CIAV, ligue:

112-Número Europeu de Emergência

Ou dirija-se ao hospital mais próximo e procure levar exemplares dos cogumelos suspeitos de terem provocado a intoxicação, para auxiliar no diagnóstico.

Pode ainda consultar:
Manual de Boas Práticas de Colheita e Consumo de Cogumelos Silvestres

Guia do coletor de cogumelos: