04 Out. 2022

Geminação - Visita a Blanc-Mesnil

No âmbito da Geminação efetuada com a cidade de Blanc-Mesnil, e após o convite para marcar presença nas comemorações do Ano de Portugal, a Comitiva Aguiarense deslocou-se à cidade irmã Francesa.

A comitiva composta pelo Presidente da Câmara Municipal, outros representantes e alguns produtores do Concelho esteve presente em diversos eventos, entre os dias 10 e 14 de setembro.

Do programa, definido pela Câmara Municipal de Blanc- Mesnil, fazia parte a presença destes representantes na Inauguração de uma das exposições acerca de temas relacionados com a cultura portuguesa, ainda um encontro com a comunidade de Portugueses residentes em Blanc- Mesnil, sendo esta considerada a segunda maior comunidade de emigrantes na cidade. Houve tempo para uma pequena visita da Cidade-Luz e uma visita ao Senado Francês, a convite do Senhor Senador Thierry Meignen, antigo Presidente da Câmara Municipal de Blanc- Mesnil, onde o próprio fez uma visita-guiada a esta comitiva, pelas instalações deste importante órgão legislativo, pois é no Senado que se votam as Leis, sejam estas propostas pelo Governo ou pelas iniciativas parlamentares.

A deslocação culminou com o encontro dos produtores com o responsável de uma grande superfície comercial francesa, onde se debateu a possibilidade de introdução dos produtos endógenos e outros, que tão bem representam Aguiar da Beira, no mercado francês. O primeiro contacto revelou-se bastante produtivo havendo uma grande abertura, por parte do responsável da superfície comercial para a introdução dos produtos do Concelho. Neste encontro estiveram presentes apenas alguns dos produtores, mas pode este intercâmbio englobar outros produtores e outros produtos, se assim se verificar.