27 Jul. 2022

Workshop a Lenda da Cabicanca

Conta a lenda, que certo dia apareceu na torre da igreja de Aguiar da Beira, um enorme pássaro, com um bico do tamanho nunca visto ou contado, ouvido ou sonhado. O povo, horrorizado, deixou de ir à igreja, ouvir missa e exclamava:

“Santo Deus! Que bicanca aquela! Que bicanca!”

Passou por ali um almocreve de Trancoso, de nome Martinho Afonso e de alcunha o Escorropicha, por ter fama e escama de enxugar uma boa soma de copos de vinho.

Era homem de coragem e porventura, lá tinha então o seu copito e achou que aquele era dos tais trechos, que lhe podia trazer mordomias e recompensas.

Carregou uma espingarda e dirigiu-se para a igreja, onde a Cabicanca, indiferente ao seu mirante, gozava o seu bocado. O Escorropicha, com um olho aberto e outro arremelgado, apontou alto e abateu a cegonha.

 “O Escorropicha matou a Cabicanca!”

Martinho Afonso foi considerado um herói e transportado em ombros por toda a vila. O povo, suscetível de todas as dedicações, estava disposto a compensar o salvador: farnéis de bom chouriço; salpicão; azeite; o melhor vinho; cabritos e leitões e a bolsa recheada.

Depois da morte do Escorropicha, subsistiu a veneração. O pároco pedia um padre-nosso para alívio da alma do valente, todos os domingos, na missa.

 

A lenda da Cabicanca faz parte da tradição dos Aguiarenses, e este ano, a Cabicanca, vai estar presente na FAE 2022, onde se irá realizar um Workshop para Famílias.

 

Destinatários: crianças dos 3 aos 10 anos e respetivas famílias

 

Data e local: dia 30 julho, das 15h30 às 18h00 na Tenda do Município

 

Inscrição gratuita até ao dia 29 julho, limitada a 70 participantes.

 

Inscrições: https://forms.gle/zn2qeHDsCFtrNcpr9

 

NOTICIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00