Percurso Urbano de Aguiar da Beira

Aguiar da Beira

Pontos Turísticos

INÍCIO – CÂMARA MUNICIPAL DE AGUIAR DA BEIRA

Edifício da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

BUSTO DO PADRE JOSÉ AUGUSTO DA FONSECA

Homenagem ao Reverendo Padre José Augusto da Fonseca, pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira, a 22 janeiro de 2009.

LAVADOUROS E FONTANÁRIO

Utilizados para lavagem de roupa pela população local, os lavadouros foram alvo de remodelações no ano 2018. Não se sabe o ano de construção de ambos.

IGREJA MATRIZ, CRUZEIRO, BUSTO DO PADRE JOSÉ AUGUSTO DA FONSECA E MONUMENTO AOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA

Igreja Matriz de Aguiar da Beira, datada do séc. XVIII.

A Este da igreja encontra-se um cruzeiro de data desconhecida, tendo sido construído algures entre o séc. XVII e o XIX.

A Noroeste da igreja existe ainda um monumento de homenagem a todos os que tombaram em defesa da pátria e um busto do Padre José Augusto da Fonseca.

LARGO DA CARVALHA

Centro urbano da contemporânea vila de Aguiar da Beira, largo terreiro e famoso. A Sudeste tem um cruzeiro com cerca de 4 metros de altura e três degraus na base.

LARGO DOS MONUMENTOS

Ao olhar para Noroeste pode contemplar o largo dos monumentos, onde existe uma variedade de obras de arte que poderiam constituir um verdadeiro museu. Da esquerda para a direita temos o Pelourinho (séc. XVI), a Torre do Relógio (séc. XIV) e a Fonte Ameada (séc. XIV) – trilogia única na Europa.

Os referidos monumentos de arquitetura medieval são classi.cados como Monumentos Nacionais.

IGREJA DA MISERICÓRDIA

A Oeste encontra-se a Igreja da Misericórdia, um exemplar de arquitetura barroca, com destaque para a capela-mor, com 32 caixotões de temática hagiográ.ca.

Na fachada principal vê-se um escudo de armas em alto-relevo e um nicho com uma escultura em pedra de Ançã de Nossa Sr.ª da Graça, atribuída a João Ruão. Esta igreja está em bom estado de conservação, e é datada do

séc. XVIII.

ALMINHA

A Noroeste encontra-se uma Alminha sem data de construção conhecida. A maioria das alminhas e cruzeiros remonta aos séculos XVII, XVIII e XIX.

RUÍNAS DO CASTELO E Nª SENHORA DA ASSUNÇÃO

Aqui encontram-se as muralhas em ruínas de um antigo castelo, destacado em termos de arquitetura civil. Inserido no género dos castelos roqueiros e cuja origem será provavelmente anterior à nacionalidade, destinava-se a

funções de vigilância e posto avançado para a zona de defesa fronteiriça do vale do Mondego e Távora.

A Este, em cima de uma grande rocha, ergue-se a Nossa Senhora da Assunção, com os nomes das freguesias do concelho escritos aos pés.

Também neste espaço se encontra um depósito de água.

CAPELA Nª SENHORA DO LEITE E CRUZEIRO

Assim chamada, por ter uma imagem da Virgem a amamentar o menino, com todo o naturalismo. Foi erguida nos .ns do séc. XIII princípios do séc. XIV.

Esta capela é o monumento hierático mais antigo da vila, pelo arco em ogiva na fachada norte e pelos dois arcos em ogiva no interior. Na face Norte da capela está um cruzeiro que data da mesma altura.

Percurso Urbano de Aguiar da Beira