Imprimir esta página

Pena Verde

 

                        

 

PENA VERDE

A Freguesia de Pena Verde tem como anexas as localidades de Prado, Mosteiro, Moreira, Urgueira e Feitais. Com uma área de 29,4 km2 e 813 habitantes (2011), é a 2ª freguesia do concelho em área e em população.

Localizada na zona Sueste do concelho, a cerca de 13 km da sede concelhia, a Freguesia de Pena Verde está limitada pelas Freguesias de Eirado a Norte,  de Carapito a Nordeste, de Forninhos a Sudoeste, de Dornelas a Oeste, de Cortiçada a Noroeste e pelo Concelho de Fornos de Algodres a Sueste.

As atividades económicas que aqui predominam são: agricultura, produção animal, silvicultura, construção civil, indústria da madeira, reparação e venda de veículos e motociclos, indústria alimentar, restauração, transportes e comunicações, comércio, ação social, outras atividades e serviços.

Como património tem a Igreja Matriz, o pelourinho, a antiga casa da câmara, as ruínas do antigo convento, algumas casas brasonadas,  a antiga escola, a Sala da Torrinha (espécie de torre quadrangular que serviu de aljube eclesiástico), as capelas,  o forno do povo, a calçada romana, as alminhas, os cruzeiros, os moinhos na margem da ribeira (Rio Carapito), o lugar do Mosteiro, as casas com janelas manuelinas, as sepulturas e lagares escavados na rocha, a Quinta da Tuptia (quinta medieval em ruínas) e as marcas cruciformes em ombreiras de porta.

EXECUTIVO

Presidente

Armindo Matos Florêncio

CONTATOS

939 568 261

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Rua Direita

3570-170 Pena Verde