Freguesia de Pinheiro

Rua Principal

3570-180 Pinheiro

Pinheiro

A Freguesia de Pinheiro tem como anexas a Quinta das Lameiras, Quinta dos Cepos e Quinta dos Matos. Com uma área de 15,9 km2 e 287 habitantes (2001), é a 5ª freguesia do concelho em área e a 8ª em população.

Localizada na zona ocidental do concelho, a cerca de 7 km da sede concelhia, a Freguesia de Pinheiro está limitada pelas freguesias de Aguiar da Beira a Noroeste, Coruche a Oeste e Cortiçada a Sueste e o Concelho do Sátão a Oeste.

As actividades económicas que aqui predominam são: agricultura; produção animal; silvicultura; construção; alojamento e restauração; comunicações; comércio; outras actividades e serviços.

Como património existente, tem a Igreja Matriz, capelas, cruzeiros, alminhas, sepulturas antropomórficas escavadas na rocha, moinhos na margem da Ribeira de Brazela, Jardim da Paz e Relógio de Sol, lagar escavado na rocha e marcas cruciformes em ombreiras de porta.