Freguesia de Penaverde

Presidente

Armindo Matos Florêncio

939 568 261

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Rua Direita

3570-170 Pena Verde

 

Penaverde

A Freguesia de Penaverde tem como anexas o Prado, Mosteiro, Moreira, Urgueira e Feitais. Com uma área de 29,4 km2 e 813 habitantes (2011), é a 2ª freguesia do concelho em área e em população.

Localizada na zona Sueste do concelho, a cerca de 13 km da sede concelhia, a Freguesia de Penaverde está limitada pelas freguesias de Eirado a Norte, Carapito a Nordeste, Forninhos a Sudoeste, Dornelas a Oeste Cortiçada a Noroeste e o Concelho de Fornos de Algodres a Sueste.

As actividades económicas que aqui predominam nesta freguesia são: agricultura; produção animal; silvicultura; construção; indústria da madeira; reparação e venda de veículos e motociclos; indústria alimentar; restauração, comunicações; comércio; acção social; outras actividades e serviços.

Como património, tem a Igreja Matriz, pelourinho, antiga casa da Câmara, ruínas do antigo convento, casas brasonadas, antiga escola, Sala da Torrinha (espécie de torre quadrangular que serviu de aljube eclesiástico), capelas, forno do povo, calçada romana, alminhas, cruzeiros, moinhos na margem da ribeira (Rio Carapito), lugar do Mosteiro, casas com janelas manuelinas, sepulturas e lagares escavados na rocha, Quinta da Tuptia (quinta medieval em ruínas) e marcas cruciformes em ombreiras de porta.

NOTICIAS

CONTACTOS

Morada:

Av. Liberdade n.º 21,

3570-018 Aguiar da Beira

Telf: +351 232 689 100

Horário de Atendimento:

09h00 - 16h00