Freguesia de Aguiar da Beira e Coruche

967 775 274

Travessa Junta de Freguesia, nº2

Aguiar da Beira

A Freguesia de Aguiar da Beira é constituída pelas anexas de Coja, Fontearcadinha, Quinta da Estrada, Quinta do Meio, Quinta de Açores e Fumadinha, o que representa uma área de 34,04 km2 e 1473 habitantes (censos 2011).

Localizada a Norte do concelho, a freguesia de Aguiar da Beira, está limitada a Norte pela freguesia de Gradiz, a Leste por Sequeiros, a Sueste por Souto de Aguiar da Beira, a sul Valverde e Coruche, a sudoeste Pinheiro e os concelhos de Sernancelhe e Sátão a Noroeste.

As actividades económicas mais significativas nesta freguesia, são: agricultura; produção animal; silvicultura; construção; alojamento e restauração; indústrias alimentares; indústrias extractivas; indústria da madeira; saúde e acção social; transportes e comunicações; reparação e venda de veículos automóveis, motociclos e bens de uso pessoal e doméstico; administração pública, defesa e segurança social; actividades financeiras; comércio; outras actividades e serviços.

Como património existente nesta freguesia, encontramos o Pelourinho Manuelino rematado por esfera armilar (séc. XVI), a Torre do Relógio (séc. XV), a Fonte Ameada (estilo românico) com porta ogival (estes monumentos enunciados foram classificadas como Monumentos Nacionais) Igreja da Misericórdia (séc. XVIII), Igreja Matriz (séc. XVIII), a primitiva Igreja Matriz de S. Pedro da qual restam apenas ruínas, Capela da Nossa Senhora do Leite as ruínas de um castelo roqueiro, casas brasonadas, a, sepulturas escavadas na rocha e marcas cruciformes em ombreiras de porta.

Coruche

A Freguesia de Coruche agregada a Aguiar da Beira tem a anexa de Moinhos. Tem uma área de 7,6 km2 e 158 habitantes (2011), é a 12º freguesia do concelho em área e 12º em população.

Localizada no centro do concelho, a cerca de 3 km da sede concelhia, está limitada pelas freguesias a Norte e a Noroeste de Aguiar da Beira, a Leste Valverde, a Sul Cortiçada e a Oeste Pinheiro.

As actividades económicas que aqui predominam, são: agricultura, produção animal; silvicultura; construção; acção social; comércio; outras actividades e serviços.

Como património existente, tem a Igreja Matriz, capelas, Ponte do Candal ou Ponte Portucalense sobre a ribeira de Coja, sepulturas antropomórficas, cruzeiros e lagar escavado na rocha.